Recortar e Colar Arquivos no OS X

3 09 2008

Pra quem vem do Windows, uma das primeiras coisas que você vai sentir falta é da capacidade de recortar e colar arquivos através do CMD+X / CMD+V. Enquanto copiar e colar funciona sem problemas no OS X, você não consegue usar o recurso recortar para arquivos. Faz um bom tempo que eu uso o OS X e ainda hoje sinto falta disso.

A solução é arrastar o arquivo de uma janela do Finder para outra. Não é exatamente a mesma coisa, ou como disse um presidente uma vez: “Não é o ideal, mas é o possível.” Para isso, faça o seguinte:

  1. Encontre o arquivo que você quer mover.
  2. Selecione Arquivo > Nova janela do Finder, ou use o atalho CMD+N para abir uma nova janela.
  3. Nessa nova janela encontra a pasta de destino.
  4. Clique e comece a arrastar o arquivo da janela de origem para a janela de destino, com o botão do mouse ainda pressionado, pressione também o CMD (command).
  5. Solte o botão do mouse quando o arquivo estiver na janela de destino.

Algumas outras dicas. Quando você está arrastando um arquivo entre pastas da mesma partição o comportamento padrão do Finder é mover este arquivo. Se ao invés de mover você quiser copiar, pressione option antes de soltar o botão do mouse. Você vai notar um ícone com o + aparecendo.

Outro caso é quando você arrasta um arquivo entre partições diferentes. Nesse caso o comportamento padrão é copiar o arquivo. Para movê-lo, use a dica do CMD.

Para criar um “atalho” (soft link) use a combinação CMD+ALT enquanto estiver arrastando o arquivo.

Algumas considerações. Eu não sei porque a Apple não implementa o o Recortar e Colar para arquivos. Se você procurar nos fóruns vai encontrar muitos Fanboys dizendo que fazer isso é perigoso pois se você esquecer de colar vai perder o arquivo, ou que para arquivos grandes isso vai lotar a memória.

Eu realmente não sei se isso é verdade, se existe um impecilho técnico ou é mania do Jobs que diz: Não quero isso e pronto! (Gostam de dizer por aí que ele tem dessas coisas.) Quanto a questão do perder o arquivo, eu acho que seria mais simples ao invés de recortar todo o arquivo simplesmente dizer ao sistema: “Olhe, é esse o arquivo que eu vou querer mover.” Se eu pressionasse o CMD+V em outra janela o Finder então moveria o arquivo. Se eu esquecesse do CMD+X ou se eu substitui-se a área de transferência por outra coisa, o sistema deixaria o arquivo no mesmo lugar e apagaria apenas a referência a ele.

Ações

Information

3 responses

20 07 2010
Sr. Acacio

Sei que to atrasado. mas a dica ajudou bem. Quer dizer, isso se depois de quase 3 anos já nao arrumaram isso. Mas acredito que não. rs

Quanto ao recortar os arquivos, se nao me engano, no Windows, se vc recortar e esquecer de colar, o arquivo “volta”pra onde estava. Acho que o risco dele se perder nao existe. rs

12 09 2010
RSantini

Valeu, quebrou um galho enorme.
Abraços.

26 04 2011
Hugo

Se alguém pensou em alguma outra solução que não seja essa que vc comentou no fim do post para “recortar”, é um completo idiota.

Deixe um comentário

