Lembra-se do Noah?

18 09 2008

Você lembra no Noah? É aquele cara que tirou uma foto por dia dele e fez um video. Olha o video aqui para você lembrar:

Agora você lembrou né? O video virou febre, um monte de gente começou a fazer igual. Até os simpsons parodiaram:

Esse cara aqui do video abaixo usou a idéia e ampliou. Ele tirou uma foto sua por dia, durante 17 anos, de tal forma que ele desse uma volta completa a cada ano. Não entendeu? Melhor dar uma olhada no video:

Eu vi no [O Velho] que viu no [ArsGeek].

——————–
UPDATE:

Eu me lembrava de ter visto um comercial parodiando o video do Noah, então achei aqui. É uma propagando do Estadão. o Video é esse:

No blog ficam os comentários se foi ou não plágio. Mas parece que o Estadão comprou os direitos de usar as fotos desse cara aqui, JK Keller. As fotos dele começaram em 1998.

Mas a idéia é muito mais antiga. O mais longe que eu consegui descobrir foi que Roman Opalka começou isso em 1965. Mas a história é muito mais curiosa do que isso:

O Rio do Tempo

O artista Roman Opalka tem exclusivamente pintado “o tempo” desde 1965. Ele não utiliza símbolos como relógios ou calendários, ele pinta uma sequência de números para representar a passagem do tempo. O tamanho da tela, corpo e estilo dos números nunca muda. Opalka já passou do número 200 milhões, gastando mais da metade de sua vida nesta obra que só estará completa quando ele morrer. Ele registra os números como são contados em polonês, a língua materna da sua mãe e depois de cada sessão diária tira uma foto sua… o nome da obra é: OPALKA 1965/1-

Ele utiliza esses quadros e fotos em suas exibições. Até já passou por aqui na XIX Bienal de São Paulo. Se você se interessar pode ver aqui um pouco da sua obra.

Dos videos que eu postei eu gostei mais do Noah. A combinação do video e da música foi a melhor. Para quem gostou a música chama-se Everyday e foi composta especialmente para o video.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: